terça-feira, 20 de março de 2012

Autoritarismo Explicito e Nada Aconteceu.

ACARÁ
Jornalistas faziam matéria sobre a situação precária da saúde municipal
Uma equipe de reportagem da TV Liberal foi detida por policiais militares no município do Acará, ontem de manhã. A equipe, formada pelo jornalista Guilherme Mendes, pelo cinegrafista Carlos Batista e pelo auxiliar Edmilson Luz, fazia reportagem sobre a precariedade da saúde pública naquele município. A equipe ouvia as denúncias dos usuários de uma unidade de saúde local, quando foi abordada por uma guarnição da Polícia Militar.
Os jornalistas foram conduzidos até a delegacia sob acusação de entrar na unidade de saúde sem autorização. A prisão teria ocorrido por ordem da diretora da Unidade Mista de Saúde, Simone Almeida. O repórter Guilherme Mendes estava dentro da unidade quando foi abordado pelos policiais militares. O restante da equipe estava no carro, do lado de fora da unidade de saúde. A equipe de reportagem foi escoltada pelos PMs até a delegacia. Os jornalistas ficaram cerca de meia hora detidos pelos policiais militares, até que diretora da unidade desistiu da ocorrência. Após a liberação, a equipe deu continuidade à reportagem sobre a situação da saúde no Acará. A ordem da detenção dos jornalistas teria sido dada pela prefeita do município, Francisca Martins. Contatada por telefone pela TV Liberal, a prefeita negou que tenha dado ordens para a detenção da equipe de reportagem. Ela alegou desconhecer o ocorrido, afirmando estar em Belém no momento da possível detenção dos jornalistas.
O Sindicato dos Jornalistas do Pará se pronunciou sobre o caso repudiando qualquer ato de censura à liberdade de imprensa. "A nossa assessoria jurídica já foi acionada, vamos entrar com uma ação judicial contra todos os envolvidos, por danos morais", declarou a presidente do Sinjor Pará, Sheila Faro. Ela afirmou que situações como essas prejudicam o profissional. "Esse tipo de ação é prejudicial para imagem do profissional que está apenas trabalhando. O que a equipe estava fazendo era legitimar a situação pra mostrar à sociedade o que estava acontecendo com um órgão público", completou Faro.
DENÚNCIAS
A TV Liberal já havia recebido inúmeras denúncias de falta de médicos, medicamentos e péssimas condições de higiene no hospital público do Acará. Os moradores daquele município reclamam da demora no atendimento no hospital, além de denunciarem a precariedade das três ambulâncias que servem o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário